terça-feira, outubro 17, 2006

Que raio de lista!

No meio de uma lista quase interminável de nomes de "grandes" portugueses, onde se encontram nomes de pessoas tão célebres como Tomás Alcaide, Tomé Pires, Viana da Mota, Domingos António de Sequeira e Jacob de Castro Sarmento, eu pergunto: «Então e aqueles portugueses que foram verdadeiramente grandes?!».

E não me refiro aos camões e aos eusébios, aos vascos da gama e marqueses de Pombal. Sim, porque esses estão muito bem representados! Refiro-me antes aos portugueses do meu tempo de petiz, que animavam pequenos e graúdos, que promoviam a cultura do povo português, que ainda hoje são lembrados com saudade.

Pergunto, agora sem rodeios, onde estão Vasco Granja e o Engº Sousa Veloso??? E mais grave ainda: onde está o português que é um herói nacional e nem uma estátua lhe fizeram ainda?? Aquele cuja fama já atravessou gerações e por quem muitas mulheres suspiraram! Onde está, nesta infinita lista, o grande, o único, o inimitável... Tomás Taveira?!

Como de costume, devem estar à espera que morra para lhe darem o devido valor... mas entretanto a votação já terminou, não é?!

Sem comentários: