terça-feira, outubro 17, 2006

O peso da cruz

No outro dia, em conversa com um primo meu, ensinuei que uma garrafa de hélio(*) pesava mais que a cruz que Cristo carregou até ao Monte das Oliveiras (e olhem que a garrafa, vulgo bilha, pesa uns 80 Kg). Católico q.b., o meu primo riposta: «Tás maluco?! Aquela cruz era pesada comó catano! Pesava mais de 100 Kg! O homem arrastou-se com aquilo até lá acima, pah!»
Agora só aqui entre nós (e, na altura, tentei fazê-lo ver este ponto de vista): acham mesmo que aquilo pesava assim tanto???!! Segundo alguns testemunhos não fidedignos da época, as cruzes seriam feitas assim com uma faiazita, dura, mas suficientemente leve para um homem de 33 anos, sovado até quase à morte, carregar sem dificuldade.
Então qual é a jogada aqui. Vamos lá ver: quem é que, supostamente, escreveu o Novo Testamento? Os amigos de Jesus! E o que é que eles queriam transmitir? Que Jesus Cristo era o filho de um ser supremo e omni-tudo, que sofreu muito e tal, para nos livrar dos pecados e para nos salvar. Como é que eles conseguiriam passar esta mensagem? Obviamente através de técnicas de vitimização!!

«Mais de 50 léguas caminhou Jesus, filho de José, o carpinteiro de Nazaré, e de Maria, que concebeu sem pecado, com uma cruz que pesava mais de 10 arrobas. E açoitado ele era, amiúde, por chicotes, paus e bordões, daqueles que mais tarde iriam ser fulminados pela ira divina.»
Mateus, 5:4 (após desempate por marcação de grandes penalidades)

Claro que se eles escrevessem que a cruz só pesava 10Kg, ninguém ia querer pertencer à equipa deles!! Também o Zé Maria só ganhou o Big Brother porque era um coitadinho em quem toda a gente malhava!!

(*) E perguntam vocês: «Mas a propósito de quê é que alguém fala de uma garrafa de Hélio no meio de uma conversa?!» Digo-vos, então: METAM-SE MAS É NA VOSSA VIDA, PAH!!

5 comentários:

Anónimo disse...

so posso ter dó de vc quando vc ver a gloria do filho de DEUS.senhor JESUS

Anónimo disse...

ô Ignorante! Vai procurar lê os livros escritos por mestres em estudos sobre a época de Jesus ao invés de ficar discutindo abobrinha com teu primo, vê se aprende Apologética, Hermenêutica, algo desse tipo.

Anónimo disse...

Não consigo encontrar palavras para responder ou relatar algo sobre o ilustre comentário do meu amigo e do seu primo......ainda bem que o assunto é bastante interessante, então dá até para se fazer um comentário, pois caso estivessem falando de futebol, mulheres, bebidas, etc, não me ousaria......isto significa que Cristo é o centro das atenções da humanidade, seja para ridicularizá-lo ou para louvá-lo, importa que o evangelho seja pregado, e um dia veremos a glória do Filho do Homem, como a glória do unigênito do Pai, daí então todo joelho se dobrará e toda a lingua confessara que Cristo é o Senhor......não que ele precise disso, mas para provar o quão miseráveis que somos e sendo assim totalmente dependente de Deus....seja 10 Kg ou 100 ou 40, às vezes o nosso fardo e tão pesado que nem ao menos nos importamos se pesa isso ou aquilo, mas o importante que Jesus quer cuidar de cada um de nós, quando diz: vinde a mim todos os que estais cansados .....tomai o meu jugo que é suave e o fardo leve......que possas continuar a conversar com o teu primo sobre o assunto......E conheceries a verdade e ela vos libertará.

Unknown disse...

JESUS DISSE. NÃO DEVEMOS DAR PEROLAS AOS PORCOS.

Anónimo disse...

Rapaz vc não sabe o que está falando,
vc não está falando do ritler, mussoline,napoleão bonaparte,etc.vc está falando do Homem que mudou a história da humanidade,se não fosse por ele nós não estariamos aqui.
se vc perguntar pra muitas pessoas, sobre esses nomes citados acima poucos vão saber quem são. mas se vc perguntar pra qualquer um sobre jesus. todos vão saber quem ele é.
mas mesmo com essa opinião errada que vc tem sobre Jesus Cristo ele continua te amaando e dando oportunidades pra vc reconhecer ele como único e suficiente salvador ...