segunda-feira, outubro 30, 2006

O que se aprende nas reuniões preparatórias de um Baptizado

Ontem tornei-me oficialmente naquilo que qualquer mafioso de meia-tigela ambiciona ser: Padrinho! Vou ter alguém que me beije a mão, me peça a benção e uma Playstation pelo Natal!
Mas para que tal acontecesse, a paróquia exigiu que pais e padrinhos participem em três reuniões preparatórias. Uma espécie de revisão da matéria dada do Catolicismo.

Como Católico praticante que fui, com provas dadas na Primeira Comunhão e na Profissão de Fé, abandonei o caminho a meio, não chegando ao Crisma. Segundo a senhora que presidia às reuniões, foi como deixar uma licenciatura a meio. Enfim, cheguei à conclusão que o mercado de trabalho não ligava muito à religião e não era por isso que ia receber mais 100 ou 200 contos no fim do mês.

No entanto, as reuniões agradaram-me bastante. Relembrei coisas que há muito não ouvia, mas, sobretudo, aprendi imenso! Vou aqui sintetizar os ensinamentos que colhi destas reuniões proveitosas:

- S. Paulo escrevia umas cartas muito bonitas (isto segundo a própria senhora que presidia às reuniões. Não tenho razões para duvidar dela);
- Jesus Cristo era filho único (sim, porque se Maria tivesse tido outro filho e continuasse a teimar que era virgem, não sei por quanto tempo mais conseguiria convencer as pessoas);
- Jesus serviu pão e vinho na Última Ceia, porque o pão é a base da alimentação e o vinho era o que se bebia mais na altura (além disso, parece que Jesus já não ia ao Alentejo há uns tempos e não tinha em casa nenhum queijinho seco ou um paio de porco preto);
- Os padres quando são ordenados, untam-lhes as mãos com óleo, porque eles fazem tudo com as mãos (por incrível que isto possa parecer, alguns deles até se limpam com as mãos no final da defecação!)
- Os padres não casam porque não querem, porque o celibato é disciplina, não é a palavra de Jesus (ou seja, Jesus não disse que era proibido conviver com mulheres! Isso foi algum Papa que se lembrou que seria engraçado passar a vida armazenar esperma nos túbaros!);
- Missa é coisa do antigamente; agora diz-se Eucaristia (se alguém diz que vai à missa, arrisca-se a ser considerado, no mínimo, desactualizado. Agora diz-se "Vou à Eucaristia escutar a Palavra").
- Os sacramentos continuam os mesmos, mas agora têm outros nomes: Reconciliação em vez de Confissão, Eucaristia em vez de Comunhão, Unção dos doentes em vez de Extrema Unção.

Continuo sem perceber quando é que o exorcismo sobe de divisão e passa a jogar na mesma liga que os sacramentos. Hoje em dia são mais os casos de exorcismo do que de ordenação de padres, por exemplo. Acho que já era altura!

Sem comentários: